21.9.16

Resenha: O Ano Em Que Te Conheci - Cecelia Ahern

A resenha de hoje é do livro "O Ano em que te conheci", da autora Cecelia Ahern. Recebi esse livro em parceria com a editora Novo Conceito.
"Isso aqui é sobre eu e você, nossa queda e nossa ascensão com as estações do ano, e sobre o que aconteceu quando uma porta se fechou para nós dois."

Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt.
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.


Nesse livro, conhecemos a história de Jasmine, uma mulher de 34 anos, independente e que é muito focada em seu trabalho. Porém, ela acabou de ser demitida, e recebeu uma licença de 1 ano para que não vá trabalhar para concorrência. Para ela, isso é uma tortura, pois sempre teve uma agenda muito lotada e seguia toda a sua rotina, e quando se vê parada dentro de casa sem fazer nada, quase vai a loucura.

Matt Marshall é vizinho de Jasmine, e locutor de uma famosa rádio. Ele está passando por uma crise familiar, sua esposa e sua família cansou do seu descaso. pois quase todas as noites chegava bêbado em casa e ficava gritando para sua esposa abrir a porta, e ele acabou de também ser afastado do seu trabalho.
"Distância é tudo o que posso dar a alguém que não consigo compreender."
Jasmine tem um ódio mortal por Matt, mas não sabe o real motivo, talvez seja essa grosseria e ignorância com que ele trata as pessoas a sua volta. Até que, entediados de ficarem em casa, eles vão se aproximando um do outro, e é quando surge uma amizade no meio essa tempestade toda, e que podemos dizer que foi a amizade mais imprevisível de todas para ela.

Ela então começa a cuidar do seu jardim, já que tem um longo tempo livre pela frente, e essas cenas em que ela está cuidando do seu jardim, acontece muita coisa engraçada, e possamos dizer assim, que o jardim é o reflexo de Jasmine, quando ela está de bem com a vida, seu jardim floresce, e quando não está tão bem assim, parece que passou um furacão pelo seu jardim.
"Meu jardim é o espelho de quem sou."
Um dos personagens que mais me cativaram no livro, foi a Heather, irmã de Jasmine, ela tem Síndrome de Down. Ela é mais velha que Jasmine, e apesar de ter essa doença, muitas partes do livro, ela parece muito mais madura que a própria irmã. Ela não se deixa "levar" por ter essa síndrome, muito pelo contrário, ela é totalmente ativa e até trabalha. A mãe delas morreu de câncer, e com isso Jasmine se vê na obrigação de proteger a Heather de tudo, assim como a mãe fazia, e Heather, por ser a irmã mais velha, também quer proteger a irmã. E esse amor, essa amizade das duas é muito lindo.

Uma grande curiosidade, e diferença desse livro, é que Jasmine a todo momento se refere ao Matt, como "você" e não como "ele", como se ela estivesse escrevendo isso diretamente para ele, como se o livro fosse escrito para ele ler, para ele saber de toda as dificuldades e tudo o que ela pensa a respeito dele.

O que eu mais gostei nesse livro foi que conseguimos acompanhar a vida de todos os personagens, mesmo que seja apenas na visão de Jasmine. A trama vai acontecendo na medida em que as estações do ano vão passando, desde o inverno até o verão. Conseguimos acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, e por muita as vezes me identifiquei muito com a protagonista, que não tem nenhum mimimi, assim como todos, tem seus sofrimentos, seus momentos de frustrações, é surpreendida pela vida muitas vezes, e apesar de muita coisa estar acontecendo com ela, ela consegue sempre se reerguer e amadurecer ainda mais.

"Eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo - assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

Não sabia o que esperar dessa leitura, ainda não tinha tido o contato com a escrita da Cecelia Ahern, e posso dizer que me surpreendi. Apesar do começo do livro ter sido um pouco maçante, pois ainda não tinha me familiarizado com os personagens, o desenvolver da história compensa tudo isso. Cecelia tem uma escrita muito aconchegante, que aproxima o leitor da história.

"Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em te conheci."
Título: O Ano Em Que Te Conheci | Autor(a): Cecelia Ahern | Editora: Novo Conceito | Páginas: 336 | Nota: 4/5

34 comentários:

  1. Oiiii, tudo bem?
    Menina eu to louca para ler esse livro que você nem imagina, a história parece ser emocionante e tocante, achei a edição tão linda que cheguei imaginar ela na minha estante ahuahauahauahaua parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Morg, super recomendo viu!!!
      Quando ler, me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Hello! Tudo bem?
    Até hoje nao li nada da Cecelia Ahern e olha que eu tenho varios livros dela.
    Flata de tempo e de vergonha na cara haha.
    Eu vi o lançamento de O Ano Em Que Te Conheci e achei bem interessante a premissa na epoca.
    Agora com a resenha que fui ver melhor do que se tratava e acho que vou gostar mto.
    Achei a capa linda demais.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim??? Leia hahaha a escrita da Cecelia é muito boa!!!
      Fico feliz que gostou!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei a premissa e aresenha.
    O engraçado que hoje no médico, tinha uma pessoa lendo e acho que era esse, pelo que pude ver da capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já tive contato com a escrita da autora em P.S. Eu te amo e gostei muito.
    Quero ler essa obra e conferir de perto o desenvolvimento dessa amizade que para Jasmine era uma das mais improváveis e também conhecer seu reflexo no jardim.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada Mi, boa leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi
    Estou lendo esse livro, mas confesso que para mim a leitura não ta fluindo. Já li outros livros da autora e gostei mais. Espero que até o final do livro a leitura melhore.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Li somente um livro da autora e gostei. Este livro está na lista das proximas aquisições rs
    Parabens pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. já comigo a experiência foi maçante do inicio ao fim... achei tudo muito meio-termo, esperava mais da trama e da autora... espero ler algo diferente dela pra desmanchar essa primeira impressão negativa...Heather foi o que salvou mesmo...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Ma :(
      Pois é, Heather é um amorzinho!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Ainda li nada Cecelia, e talvez não leia nesse momento. Alguma nas obras dela não me atrai. Vou deixar passar a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bárbara! Que delícia deve ser esse livro! A capa já me encanta, a sinopse a a sua resenha mais ainda! E que curioso como o livro parece ser escrito (sobre o "você" no lugar de "ele"). Fico ainda mais curiosa com a leitura!
    Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yooo, que bom que você gostou, fico super feliz!
      Obrigada, e boa leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Bárbara, apesar da sua resenha mega positiva não consegui ficar curiosa para lê-lo, acho que por não ser o estilo de leitura que mais gosto. Mesmo assim adorei sua resenha.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A cecelia tem uma fórmula só, mas ela é muito gostosa de ser lida. Ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas gosto da escrita dela.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal sua resenha, eu to louca para ler o livro e espero gostar muito pois curto a autora, amei o enredo e vi vários elogios

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Barbara, o livro tem uma história bem interessante, eu gostaria de ler para conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Conheci a autora através deste livro também e fiquei apaixonada, a escrita dela é cativante e o final me surpreendeu um pouco. Adorei o livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi Barbara.
    Eu ainda não li esse livro, mas ja conheço um pouco da escrita da autora e fiquei bem curiosa com essa leitura.
    Muito boa a sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii!
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e todas falando super bem.
    Gostei da sua resenha, conseguiu falar sobre a história sem dar spoilers. Espero ter a oportunidade de ler esse livro, a história me atraiu bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Já li umas duas resenhas falando que é maçante esse livro. Já li livros dela e acho que neste ela não foi muito bem sucedida.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas também me falaram isso, eu só achei no começo, depois a história se desenrola...
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...