29.12.17

Resenha: Os Seis Inseparáveis (Vários autores) - Novo Século


SINOPSE: Provavelmente um dos livros mais originais que você já leu. Escrito a doze mãos, "Os Seis Inseparáveis" nasceu de uma ideia de Raul Otuzi, que buscou em redes sociais autores talentosos para escrever um romance policial colaborativo.
Depois de um processo árduo de seleção, Daniela Veludo, Fernando H. Domingos, Loris Reggiani, Márcia Carvalho e Marilia Oliveira foram convidados.
Cada autor deu voz a um personagem. Os capítulos foram escritos em primeira pessoa, alternadamente. Os homens escreveram na pele de personagens femininos. E as escritoras, na pele de personagens masculinos.
A trama foi se desenvolvendo em tempo real a partir do que cada um escrevia no capítulo anterior. Todos só tinham a sinopse. Ninguém sabia o que estava por vir, nem mesmo a identidade da vítima assassinada, o grande mistério da história.
O resultado? Uma obra intrigante, cheia de poesia, suspense, conflitos e reflexões sobre a força dos laços de uma amizade que se acreditava inseparável até mesmo pelo tempo.


Talvez essa seja umas das resenhas que eu mais vou ter dificuldade para tentar passar a vocês tudo o que esse livro é. Por mais inacreditável que seja, todos os 6 autores, todas as 6 escritas, todas as 6 versões, se encaixam perfeitamente em um só livro.

Esse livro foi uma ideia de Raul Otuzi, um grande autor parceiro aqui do blog (livros resenhados dele: "Tristes Finais para começos Infelizes" e "Cenas de um casal publicitário"), e que encontrou outros 5 autores em redes sociais, super talentosos, para escrever um romance policial. E os autores escolhidos foram: Daniela Veludo, Fernando H. Domingos, Loris Reggiani, Márcia Carvalho e Marília Oliveira.

Confesso que esse gênero foi uma novidade pra mim, não estou habituada com esse tipo de leitura mas me aventurei mesmo assim pois sei o quão envolvente é a escrita de Raul e sei também que ele escolheria ótimo autores para fazer parte dessa obra.


No livro conhecemos 6 amigos, Leandro (Daniela Veludo), Diana (Fernando H. Domingos), Manu (Loris Reggiani), Fábio (Márcia Carvalho), Guilherme (Marilia Oliveira) e Helena (Raul Otuzi). Os 6 cursaram juntos Medicina (apenas Leandro e Renato seguiram caminhos diferentes). Renato? Como assim? Então, Renato é a Helena... Helena é transsexual, é a nova versão de Renato.

O ápice desse livro está no encontro que eles resolveram fazer de 3 dias em uma chácara no interior de São Paulo alguns anos depois, para relembrar a amizade que tiveram na época de faculdade.

O primeiro capítulo é narrado por Helena, que logo de cara já nos revela sobre sua vida, sobre os amigos, sobre o caminho que sua vida tomou e o mais importante: ela nos revela sobre um assassinato. Até então sabemos quem é o assassino, mas a vítima não é revelada de imediato. Aliás, vocês terão que ler até o final para descobrir quem foi assassinado, e essa questão me atormentou muuuito, durante o livro inteiro, porque a cada página eu imaginava sobre quem seria o possível sujeito que morreu naquela piscina...



Os capítulos vão se alternando entre os amigos, cada um conta uma versão e a cada capítulo podemos conhecer um pouquinho mais da vida deles. A cada capítulo os personagens vão narrando os acontecimentos vividos pelos amigos inseparáveis de acordo com seu ponto de vista. A estória vai se alternando entre acontecimentos do passado e coisas que estão acontecendo agora.

Podemos ver nitidamente que um é diferente do outro, cada um com sua personalidade, cada um com sua opinião, cada um com sua história de vida...

Posso afirmar que o final foi algo totalmente surpreendente pra mim, não sei se eu sou um pouco lerdinha mas cogitei todas as possibilidades e não consegui adivinhar o final desse livro hahahaha.

Recomendadíssimo, é um livro nacional que vale a pena ler, por mais que seja quase uma calhamaço, a leitura flui naturalmente. Depois vou fazer um post só com os melhores quotes, mas são tantos que eu vou ter que separar em parte 1 e 2 hahahah!!!


Para conhecerem mais os autores incríveis desse livro, vou deixar o link do Facebook deles aqui em baixo:








Título: Os Seis Inseparáveis| Autora: vários | Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira) | Nº de páginas: 432 | Nota: 4,5/5   SKOOB

18 comentários:

  1. Menina! Adorei o enrendo, com certeza vai ser uma leitura diferente para mim, o que é bom pq quando lemos sempre os mesmos gêneros tem hora que entendia!
    Obrigada pela dica, Bjs e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Má, espero que você goste dessa nova aventura literária!!!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Fiquei super curiosa também para saber quem foi assassinado hahaha e achei bem legal essa iniciativa dos autores. A premissa do livro me interessou muito!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Ro, espero que você goste da leitura!!!
      Bjs

      Excluir
  3. oii tudo bem ?
    ainda não conhecia o livro fiquei bem curiosa , gostei do enrendo achei bem interessante irei adicionar na lista.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. nossa, vc se empolgou mesmo com a leitura... não conhecia nenhum desses autores mas já vou ficar de olho no trabalho deles... bacana a inserção de um personagem trans, não vejo muitos na literatura...
    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me empolguei mesmo hahahaha
      Verdade, é difícil ver personagens trans em livros
      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Não conhecia a obra e a proposta é interessante. A premissa em si não me agradou tanto, mas por ser escrito por seis pessoas diferentes e ter uma personagem trans me deixou curiosa.
    Beeeijos
    https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não seria uma leitura que eu faria agora, mas é uma ideia bem interessante. Fico feliz que os autores tenham te surpreendido.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena... Mas tenta ler mais pra frente então!!!
      Obrigada Ana
      Bjs

      Excluir
  7. Olá Barbaba,
    é a minha primeira visita por aqui e já fiquei super animada em encontrar um livro tão diferente. Escrita coletiva (será que posso chamara assim? haha) sempre me despertou curiosidade e surpresa. Sempre imaginei que fosse algo delicado, mas você disse que os autores se deram super bem na escrita e construção do livro. Achei essa união bem bacana!

    Sucesso aos autores e ao teu blog.
    Jessie do Cacto Florido, blog /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss
      É quase um milagre escrita coletiva dar certo né!? hahaha mas essa deu!!!
      Obrigada pela visita!!
      Bjs

      Excluir
  8. Olá,
    Geralmente fico perdida em livros com mais de um narrador. Mas não vou negar que a proposta é diferente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh,
      Dificilmente você ficará perdida nesse livro. A cada início de capítulo tem o nome do personagem e sem contar que cada um tem sua personalidade, então é visível e muito fácil de identificar a fala de cada um!!!
      Bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Não conheço os autores, mas já adorei a idéia. Pessoas com formas de escritas diferentes unidas em uma historia que parece incrível. Gostei de fato da proposta e aplaudo a coragem deles. Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Ni, fico muito feliz que tenha gostado!!!
      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...